Releases de Narrações de Histórias

Rodas de histórias entremeadas por brinquedos cantados, parlendas, travalínguas, adivinhas, cantigas e outras brincadeiras com palavras:

"Ó, Marias!"
Há quem colecione piões, figurinhas, bonecas, bolinhas de gude e histórias. A narradora oral Vivian Catenacci apresenta ao público infantil sua coleção de contos, cantigas e brincadeiras das tantas Marias que povoam o imaginário infantil brasileiro.

"Do Tempo em que os Bichos Falavam" 
Roda de histórias composta por contos cantados e ritmados, oriundos da tradição oral brasileira. Animais da nossa fauna são personagens das histórias que convidam o público infantil não apenas à escuta, mas também à prática narrativa. Nesta vivência artística, os contos são entremeados por parlendas, cantigas e outras brincadeiras com palavras, envolvendo a criançada.

"Era uma vez vários reis"
Roda de histórias composta por narrativas encantadas que se passam em castelos de diferentes lugares. Entre uma e outra história, o público é convidado a vivenciar diversas brincadeiras tradicionais das infâncias brasileiras, mergulhando assim, nos cenários fantásticos dos contos maravilhosos.


“Cada macaco no seu galho!” 

Narrativas tradicionais que contam as peripécias de um dos bichos mais populares do imaginário brasileiro: o macaco. Esse anti-herói simpático e matreiro das histórias de fazer rir é vencedor de onças, caçadores e cachorros do mato, com suas surpreendentes artimanhas. Os contos narrados são entremeados por adivinhas e roda de versos bem humorados sobre os animais da fauna brasileira.

"Quem cochicha, o rabo espicha" 
Narração de histórias que desvendam o que se oculta à vista e aos ouvidos. Esses contos originários de vários cantos do mundo entram por uma porta, saem pela outra e desafiam o público a descobrir o que há de mais escondido na trama narrativa.  As histórias são entremeadas por adivinhas e trava línguas, instigantes brincadeiras com palavras.

"Quem inventa, o rabo aumenta" 
Acredite se quiser, a palavra que engana também tem seus encantos. Esta roda de histórias tem como tema a "mentira", assunto comum em contos populares do mundo inteiro. Entre as narrativas escolhidas, está o conto brasileiro sobre "O vaqueiro que não sabia mentir" e o conto norueguês sobre Cinzinha, um rapaz que aceita o desafio do rei para superar as invenções da princesa, uma habilidosa mentirosa. 


"De onde vem? Contos africanos para toda gente curiosa."
 Entre todos os povos existem histórias que respondem à curiosidade que mora dentro da gente. Acontece que, em cada canto do mundo, as repostas são diferentes. Nesta roda de histórias, Vivian Catenacci, apresenta narrativas africanas que desvendam: "Como surgiram as estrelas"; "Como o sol começou a brilhar no mundo” e "Como as histórias se espalharam pela terra".

 "Histórias de lá pra cá: os personagens míticos da tradição iorubá"
 Acreditam os antigos africanos que se aprendermos as histórias que aconteceram no passado, entenderemos o que se passa no presente e tudo o que ocorrerá no futuro. Esta narração é composta por algumas das histórias míticas colecionadas por Ifá, o adivinho da tradição iorubá.